Tudo o que você sempre quis saber sobre a troca de câmbio para sua viagem

Entrada de Gramado
Natal Luz em Gramado: Toda a magia do natal em um só destino!
25 de novembro de 2019

Tudo o que você sempre quis saber sobre a troca de câmbio para sua viagem

Troca de câmbio

Se você nunca saiu do País, então saiba que vai precisar fazer a troca de câmbio para viagem, pois é extremamente necessário ter a moeda usada naquele determinado lugar para a compra de produtos e serviços.

Ou seja, o “Real” não é aceito em determinados lugares fora do Brasil. Por isso, vamos lhe explicar absolutamente tudo sobre esse processo. Continue lendo!

Como funciona a troca de câmbio para viagem?

O câmbio nada mais é do que a “troca do dinheiro do País de origem para o de País destino”. Isso deve ser feito através de uma “Casa de Câmbio” credenciada ou bancos, algumas agências de turismo como a Mary Lemos Turismos também possuem esse serviço.

Embora alguns Países vizinhos, sobretudo da América do Sul até aceitem fazer câmbio no Real, isso nem sempre é um bom negócio, pois logo na chegada do País é necessário  pagar alguma coisa e o câmbio em aeroporto é sempre mais custoso.

O ideal é sempre sair do Brasil com a moeda do País destino. 

Porém, em alguns lugares a moeda local nem sempre é disponibilizada em Casas de Câmbio, como exemplo estão: Cuba, Colômbia e outros. Mas, o que fazer nesse caso?

É necessário trocar por uma outra moeda forte, como no caso de Cuba, é o Euro e lá no País eles fazem o câmbio através de máquinas pela moeda local. Por isso, é muito importante checar com a agência de turismo ou Casa de Câmbio no Brasil como funciona a troca de câmbio para viagem em cada destino.

Como fazer a troca de câmbio para viagem?

O real é considerado uma moeda fraca, então, ele deve ser trocado antes de sair do País para evitar problemas quando chegar no local, pois na maioria dos lugares não aceitam essa moeda.

No geral, somente o dólar e o euro são aceitos no mundo inteiro para câmbio para a moeda local, isso deve ser previamente visto antes da viagem.

Você deve estar se perguntando, mas se eu vou para Cuba, terei que trocar o dinheiro duas vezes?

Sim, não somente em Cuba, mas em outros Países com moeda fraca. Alguns você vai precisar de dólar e outros de Euro para fazer essa troca. Mas, porque?

Essa explicação é muito simples, pois existem Países onde existe uma baixa procura da moeda, então as Casas de Câmbio do Brasil nem sempre possuem notas de todos os lugares ou então, precisam cobrar uma taxa mais alta para fornecer a moeda e isso inviabiliza o negócio para o consumidor.

Os únicos Países onde o real pode ser trocado no Brasil é em Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile) e Montevidéu (Uruguai). Isso porque existem muitos brasileiros viajantes nessa região, então, eles trabalham com o Real. Mas, fora do Cone Sul, é impossível fazer o câmbio com nossa moeda.

Portanto, é seguro fazer a troca de câmbio para viagem ainda no Brasil, além disso, se garante uma cotação melhor.

Onde fazer a troca de câmbio para viagem?

No site do Banco Central existe uma lista de todas as instituições regulamentadas para fazer o câmbio de moeda. Entre elas:

  • Casas de Câmbio
  • Agências de turismo
  • Instituições Bancárias (Caixa Econômica, Banco Rendimento, Banco Itaú, Banco Santander);

Se certifique que a Casa de Câmbio esteja  nessa lista e evite ser enganado. Além disso, entre em contato antes em diversos estabelecimentos para saber qual é a cotação diária, pois pode ter alguma diferença expressiva.

Sempre quando fizer o câmbio, guarde o comprovante fornecido.

Jamais faça câmbio em aeroportos, pois a cotação geralmente não é das melhores.

É importante salientar que o limite máximo para sair do Brasil é de 10.000,00 reais em espécie por pessoa.

Lembrando que nas viagens internacionais você também pode usar cartão de crédito internacional, entretanto, lembre-se que haverá cobrança do IOF que geralmente é de 6,8%. 

Além disso, a cobrança da cotação não é feita conforme o dia da compra, mas sim, de acordo com o dia do fechamento da fatura. Isso pode ser um problema, pois não saberá do valor exato do produto ou serviço no ato da compra.

Se você ainda tiver dúvidas com a troca de câmbio para viagem, fale com sua agência de turismo para mais esclarecimentos.

Gostou do conteúdo? Confira também: Dúvidas sobre seguro viagem? Confira 5 dicas que podem te ajudar!

  • 7
  •  
  •  
  •  
  •  
    7
    Shares
  •  
    7
    Shares
  • 7
  •  
  •  
  •  

FIQUE POR DENTRO DAS

DICAS DA MARY LEMOS TURISMO

Mary Lemos Turismo
Mary Lemos Turismo
O time Mary Lemos conta com Maria Lucia Lemos, há 30 anos no Mercado de Turismo e Kathy Polizel há 13 anos. A Agência de Turismo tem como premissa conectar pessoas e lugares criando possibilidades, sempre buscando os melhores preços e transformando passeios ou viagens de negócios em uma ocasião prazerosa e sem imprevistos com nosso suporte e apoio em tempo integral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *