O que fazer em Fortaleza: praias, passeios, hotéis e dicas imperdíveis!

Viagens com crianças: 8 passeios pelo Brasil
1 de outubro de 2020
Cabo Frio: o que fazer na maior cidade da Região dos Lagos
14 de outubro de 2020

O que fazer em Fortaleza: praias, passeios, hotéis e dicas imperdíveis!

Há muito o que fazer em Fortaleza! Com sol praticamente o ano todo e um mar morno, muito agradável para mergulhar, a capital do Ceará permanece como um dos destinos turísticos mais visitados do Nordeste brasileiro. Abaixo você confere nossas dicas de Fortaleza, quais passeios fazer, suas melhores praias e dicas de hotéis para quem quer aproveitar ao máximo a viagem!

Com 2,6 milhões de habitantes, Fortaleza é uma cidade é bem estruturada, tem ótimos restaurantes, hotéis com preços convidativos e é um destino que permite não apenas o passeio pela própria capital, como serve de apoio para visitar cidades do litoral cearense, como Jericoacoara e Canoa Quebrada.

O que fazer em Fortaleza

Fortaleza é uma cidade que pode apresentar o melhor de dois mundos: áreas urbanizadas e desenvolvidas ou a facilidade de ir para praias pacatas, ideais para quem busca descanso. Com um litoral tão diverso como o cearense, muitas pessoas aproveitam a oportunidade para explorar diferentes praias do Estado, cada uma com uma beleza peculiar. Confira a seguir um pouco do que a cidade têm a oferecer:

Praias de Fortaleza

1. Iracema, Mucuripe e Meireles – Conheça a orla de Fortaleza e a Av. Beira Mar

As principais atrações de Fortaleza são ligadas ao mar. As praias de IracemaMeireles e Mucuripe são as principais praias da cidade, mas infelizmente não oferecem boas condições para o mergulho. Apesar disso, essa é a principal região turística da cidade e onde estão a maior parte de seus hotéis.

calçadão da Avenida Beira Mar sempre tem movimento, pessoas praticando atividades físicas e passeando de bicicleta, além de barracas onde é possível relaxar e tomar uma bebida gelada praticamente a qualquer hora do dia. O trio de praias pode não ser o melhor para o banho, mas é ideal para curtir um passeio ao ar livre e para caminhar na orla.

Em Mucuripe fica o Mercado dos Peixes, um mercado público que vende diversos tipos de peixes, camarões e outros frutos do mar – além de ser um lugar onde os moradores visitam para fazer compras, é também um espaço em que restaurantes preparam peixes fresquinhos, na hora! De quebra, o lugar ainda tem uma vista muito bonita da orla de Fortaleza. Não muito longe do Mercado, está o Jardim Japonês, uma pracinha com bastante plantas que vale uma passada rápida.

Na Praia de Iracema fica uma Estátua de Iracema Guardiã, que homenageia a personagem do livro de José de Alencar, autor cearense, e também a Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica), construída para fins portuários, mas que atualmente passa por reformas.

2. Praia do Futuro, a melhor de Fortaleza

A melhor praia de Fortaleza é a Praia do Futuro, a cerca de 10 minutos de carro da Av. Beira Mar. As condições para banho nessa praia são boas e a estrutura, impressionante. Com um longo trecho de areia, a Praia do Futuro tem em alguns pontos com formações de piscinas no período de maré baixa e dezenas de barracas de praia. “Barraca”, talvez, seja uma palavra um pouco ingrata considerando a dimensão e a estrutura desses estabelecimentos que ficam na beira na Praia do Futuro.

Com uma mega estrutura, as “barracas” oferecem muitas mesas e cadeiras na beira da praia, sombra de coqueiros, cardápios variados em seus restaurantes; muitas delas contam também com piscina, playground infantil, lojas e muito mais. É o lugar que turistas e moradores da cidade gostam de ficar para aproveitar um dia sol. Eleja uma barraca para passar o dia e por ali você terá tudo que precisar, de comida e cerveja ao serviço de um massagista.

Instaladas em um trecho com cerca de 7 km, a quantidade de barracas na Praia do Futuro é grande e têm perfis e propostas diferentes. Entre as mais famosas estão a Chico do Caranguejo e Crocobeach, ambas com uma ótima estrutura. A Chico do Caranguejo e a Itapariká têm um excelente playground para crianças, já a Crocobeach tem um lounge para adultos que é ideal para descansar. Para o público jovem e um astral mais descontraído, opções que se destacam na Praia do Futuro são a Guarderia Brasil Órbita Blue, que tem puffes confortáveis para pegar um sol.

Passeios em Fortaleza

Conhecer praias próximas a Fortaleza é outra das grandes atividades proposta aos turistas que visitam o Ceará, que com um litoral belo e variado, oferece as mais diversas paisagens.

No calçadão da Av. Beira Mar você verá uma grande a quantidade de pessoas oferecendo atividades para as praias próximas e, muitas vezes, dentro dos próprios hotéis há agências em que se pode agendá-las. Os roteiros costumam ser bem parecidos em todas as agências e os valores geralmente não são exagerados. Quem está com carro poderá aproveitar a oportunidade para fazer esse tipo de passeio por conta própria.

3. Beach Park e Praia de Porto das Dunas

Maior atração de Fortaleza, embora localizada no município vizinho de Aquiraz, o Beach Park é um dos melhores parques aquáticos do Brasil. Com dezenas de atrações e entretenimento para pessoas de todas as idades, o local se tornou um destino turístico para muitas famílias, que passam o dia curtindo parque ou até se hospedam em seus hotéis e ali mesmo aproveitam a viagem.

O complexo turístico do Beach Park é muito completo, são três resorts e um hotel, restaurantes, lanchonetes, uma área com lojas, uma das melhores barracas de praia do Estado e ainda fica localizado na Praia de Porto das Dunas, um lugar lindo! Mesmo para quem não pretende visitar o parque aquático, o local vale uma visita, especialmente para conhecer a barraca de praia, que rende um ótimo almoço com os pés na areia e a deliciosa sensação de estar sob a sombra de centenas de coqueiros.

O Beach Park tem uma gama de atrações muito versáteis, que atendem desde bebês aos adultos com alma de criança. Há brinquedos com muita velocidade, como o conhecido Insano, com 41 metros de queda livre e velocidade de até 105 km/h, o Kalafrio, feito em boias duplas, e o Arrepius, com 5 toboáguas diferentes! E ainda tem playground infantil, piscina com ondas, rio com correnteza e toboáguas de diferentes intensidades. É realmente um programa para toda a família, com o diferencial de ter uma praia linda a sua frente – se não quiser um banho de piscina, basta aproveitar um mergulho no mar!

4. Passeio à praia de Canoa Quebrada

Canoa Quebrada é um destino que pode ser conhecido em um passeio bate-volta e que também pode render alguns dias ficando hospedado por lá mesmo. É uma cidade pequena, com um litoral extenso, que possui falésias no mar e boas barracas de praia. É uma praia bem gostosa para quem quer descansar, sem grandes compromissos e obrigações.

5. Passeio à Praia de Morro Branco

Localizada a cerca de 90 km de Fortaleza, a Praia de Morro Branco é considerada uma das mais bonitas do litoral cearense. Ela tem falésias belíssimas e até fonte de água doce próximo ao mar! Um trecho da praia tem várias barracas e outro é mais pacato, com falésias e lindos cenários naturais. Passeios de buggy são oferecidos a partir dessa praia para conhecer algumas atrações e paisagens da região.

6. Passeio de 3 praias em um dia

Esse é um passeio bem popular em Fortaleza, ideal para ter um gostinho de cada lugar, já que em um mesmo dia você poderá visitar as praias de Morro Branco, a Praia das Fontes e Canoa Quebrada. O passeio acaba sendo um pouco corrido, mas a partir dele você poderá ver lugares muito bonitos e, quem sabe, decidir uma das praias para voltar com mais calma depois.

7. Passeio à Praia de Lagoinha

Lagoinha está localizada a 107 km de Fortaleza. A praia está em uma cidade pacata, tem um trecho de areia bem longo, mar geralmente calmo e areia fina. Ao longo de sua extensão o lugar tem barracas e restaurantes com boa estrutura, que oferecem serviço na areia. Da própria praia partem quadrículos que realizam trajetos pela região, oferecendo paisagens de suas lagoas, dunas e falésias. É uma praia linda, que recomendamos muito a visita!

8. Passeio à Praia de Cumbuco

Cumbuco é uma praia localizada a cerca de 30 km de Fortaleza, distância suficiente para oferecer mais tranquilidade do que as praias urbanas da capital e também para fazer um bate-volta sem perder tanto tempo nesse percurso. A praia é extensa, tem uma areia amarelada, mar geralmente calmo e trechos com pedrinhas e conchas na areia. Dessa praia partem passeios de buggy pela região, que permitem conhecer suas dunas e paisagens naturais.

Cumbuco tem também alguns hotéis na beira da praia, ótima opção para quem pretende relaxar. Lá estão o Vila Galé Cumbuco, um hotel all inclusive, e Carmel Resort, em que já nos hospedamos e gostamos bastante, é uma ótima opção para casais. Os próprios moradores de Fortaleza gostam de curtir um fim de semana nessa praia quando estão em busca de algo diferente.

9. Passeio a Jericoacoara

Jericoacoara tem praias e lagoas que costumam fazer sucesso com o público, mas é um destino que vale o pernoite para aproveitar melhor e desfrutar com tranquilidade de seus atrativos. A vila merece ao menos duas ou três noites de sua viagem, não só porque tem atividades próprias, mas porque fica a um longo percurso de Fortaleza – aqui temos mais informações sobre a bela Jericoacoara.

O que fazer no Centro de Fortaleza

Pode não ser o foco para a maioria dos visitantes ávidos pelo mar, mas há algumas atrações na região central de Fortaleza que valem a visita e em um dia você consegue destrinchar boa parte dessa região da cidade.

10. Mercado Central

Mercado Central, é um espaço enorme no centro da cidade, com dezenas de comerciantes! É o local certo para comprar presentes e artigos do artesanato local a um preço super atrativo – para quem quer fazer compras, adquirir bolsas, sandálias, chapéus, e delícias típicas como castanha, “quebra-queixo” e rapadura, esse é um local imperdível na cidade.

11. Theatro José de Alencar

Inaugurado em 1910 e reformado em 1991, o tradicional Theatro José de Alencar, foi palco de grandes apresentações na cidade. O local tem visitas guiadas muito legais para quem se interessa em conhecer mais detalhes da construção e funcionamento desse lindo teatro em estilo art noveau, que homenageia o escrito José de Alencar.

12. Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, conhecido como apenas “Dragão do Mar”, é  um centro de cultura e lazer,  ideal para quem aprecia a cena artística — nesse espaço ficam museus que abrigam exposições com diferentes temas, um planetário, cinema, ateliê, sala de teatro e por aí vai… é realmente um local enorme e cheio de atrações diferentes. No Dragão do Mar funciona a cafeteria Santa Clara, boa pedida para um café da tarde! Ao anoitecer a região do Dragão se transforma em uma área de happy hour, com vários barzinhos e trailers de comida.

13. Catedral de Fortaleza, Passeio Público e Museu do Ceará

Outros passeios no Centro, menos populares do que os já mencionados, são visitar a Catedral Metropolitana de Fortaleza, conhecer o Passeio Público (oficialmente Praça dos Mártires) uma das praças mais antigas da cidade e com uma vista bonita, e conhecer o Museu do Ceará, que retrata um pouco da história do Estado.

Muitos turistas que visitam Fortaleza acabam por deixar esse percurso de fora do roteiro, mas o Ceará tem uma história muito interessante e esses lugares podem revelar detalhes da construção e desenvolvimento do Estado.

14 – Feirinha de Artesanato da Avenida Beira Mar

Por último, mas não menos importante, não dá para deixar de mencionar a Feirinha de artesanato da Avenida Beira Mar. Essa feira está localizada em Meireles, em um trecho da praia que está sempre movimentado e costuma ser um programa frequente na noite dos turistas que querem bater perna pela cidade. A quantidade de barraquinhas na feira é enorme, muitas delas com bons preços em presentes, castanhas e produtos rendados.

Assim como o Mercado Central, que também tem produtos características da região, a Feirinha oferece ótimas ofertas de produtos locais. Uma dica boa é ir ao Mercado Central e à Feirinha da Av. Beira Mar para comparar os preços do que você deseja comprar.

Quando ir a Fortaleza

Fortaleza é uma cidade visitada o ano inteiro e que sempre faz calor. A média de temperatura da cidade fica em torno dos 27°C e não varia tanto ao longo do ano, sempre está quente. As chuvas ocorrem no primeiro semestre, principalmente entre os meses de fevereiro a maio — viajando nesse período, o tempo pode ser bastante inconstante e atrapalhar aquele desejo de tomar sol. Já no segundo semestre, o tempo é mais estável e as chuvas mais escassas e, portanto, melhor para aproveitar as praias.

Entre agosto e outubro ocorre a temporada de ventos, quando muitas pessoas viajam para Fortaleza e redondezas para praticar esportes como windsurf e kitesurf – esse é um período com muitos turistas de fora do país.

Durante o Réveillon, Carnaval e o Fortal (Carnaval fora de época em julho), a cidade também fica bem movimentada, por isso é recomendado planejar sua viagem para esse período com antecedência!

Hotéis em Fortaleza

A região da Av. Beira Mar é a melhor área para quem deseja ficar hospedado em uma área centralizada. Meireles, e em especial as redondezas da Feirinha de Artesanato é o “point” da hospedagem da cidade, com muitas opções de hotéis e é por ali que você vai preferir ficar para se sentir bem localizado. Em Meireles, recomendamos o hotel Beira Mar ou o Seara Praia Hotel, ambos estão pertinho da Feirinha de Artesanato e de muitos restaurantes – é o local certo para quem gosta de fazer atividades a pé, ir a um restaurante caminhando e ficar perto da orla

Já Mucuripe, com menos hotéis, é interessante para quem busca tranquilidade, mas sem ficar distante do burburinho da cidade. A verdade é que a orla dessas três praias não se estende por mais de 5 km e circular por elas é bastante tranquilo. Nesse bairro fica um dos melhores hotéis da cidade, o Gran Marquise, com uma excelente estrutura e bons restaurantes. Também em Mucuripe fica o pequenino Pauli Hotel, dica boa para quem procura um local simples e com bom preço.

A região mais próxima ao centro, na Praia de Iracema, pode oferecer acomodações com valores melhores e uma localização útil para quem viaja a trabalho. Próximo ao centro e à Praia de Iracema, a dica é hotel Ecco Hotel Fortaleza, que tem quartos bem pequenos e preço baixo – indicado para quem pretende passar um bom tempo pela cidade e não faz tanta questão de curtir a acomodação.

Com outra proposta de hospedagem, a Praia do Futuro tem hotéis mais novos, ideais para quem quer ficar perto de uma praia com qualidade, aproveitar a estrutura do próprio hotel e curtir as barracas de praia dessa região. Na Praia do Futuro, as dicas que deixamos são do ótimo hotel Gran Mareiro, com uma área de lazer espaçosa, restaurante, lanchonete, academia bem equipada – o hotel também funciona como pensão completa, para quem preferir. Outra opção, é o Crocobeach Hotel, da mesma empresa da barraca de praia Crocobeach, é uma acomodação nova e com bom custo-benefício!

Como a Praia do Futuro fica um pouco mais afastada das atrações noturnas da cidade e tem pouquíssimo movimento à noite, o ideal é ficar hospedado por lá se você estiver de carro, pois desse forma poderá ir mais facilmente para a Av. Beira Mar e região.

Onde comer em Fortaleza 

Comer bem em Fortaleza não é uma tarefa difícil, a cidade tem tantos restaurantes legais, que dar dicas sobre isso se torna bastante fácil. Peixes, frutos do mar e principalmente o caranguejo estão sempre presentes nos cardápios da cidade, assim como comidas nordestinas como a carne de sol e tapioca.

As quintas-feiras em Fortaleza são conhecidas como a “Quinta do Caranguejo”, um dia da semana em que vários restaurantes servem o caranguejo – alguns restaurantes só abrem à noite nesse dia para servir o seu famoso prato, como a barraca de praia Chico do Caranguejo, na Praia do Futuro.

Entre os destaques gastronômicos de Fortaleza está também o Coco Bambu (Av. Beira Mar, 3698), restaurante já presente diversas cidades, famoso por servir camarões e outros pratos em porções fartas e frescas. O restaurante, que é natural de Fortaleza e começou com o nome de Dom Pastel, tem diferentes unidades na capital cearense.

Outra dica maravilhosa para quem quer conhecer a cozinha regional é visitar o Culinária da Van (Rua Waldery Uchôa, 230), um espaço simples, com preços bons e pratos melhores ainda – tudo servido é muito gostoso e cada dia da semana há pratos diferentes no cardápio.

Para boas tapiocas, a dica é o Empório da Tapioca (Av. Monsenhor Tabosa, 1273), um local pequeno, mas com ótimos pratos! O Boteco Praia (Av. Beira Mar, 1680), muito conhecido na cidade, é ótimo para quem quer comer uma comida de bar e ainda pertinho do mar! Com Cardápio variado, o Geppos é outra alternativa de restaurante na Beira Mar (Av. Beira Mar, 3222).

Para quem procura ambientes descolados e mais jovens, as dicas são os restaurantes Moleskine (Rua Professor Dias da Rocha, 578), que tem com bons preços na hora do almoço, e seu vizinho Giz (Rua Professor Dias da Rocha, 579), com música ao vivo algumas vezes por semana e pratos da região.

Se prefere algo refinado, a dica é o restaurante Cabaña del Primo (R. Maria Tomásia, 503), especializado em carnes. E se sua praia é hambúrguer, temos duas sugestões: o Porpino Burguer, (Av. Senador Virgílio Távora, 597) com bons preços, e o El Chancho (Av da Abolição, 2951), com um hambúrguer que tem um queijo cheddar no capricho!

Para pizzas, a Vignoli (Av. Senador Virgílio Távora, 10) é uma ótima alternativa e está presente em diferentes endereços da capital.

Noite em Fortaleza

Para quem procura algo mais do que aproveitar os restaurantes e a Feirinha de Artesanato, Fortaleza tem locais bacanas para curtir a noite. Um dos lugares mais famosos da cidade é o Pirata Bar, bem estruturado e sempre animado, o espaço toca diferentes ritmos – tem até quadrilha!

Para forró, o Arre Égua é uma boa pedida e para festas variadas o Órbita Bar é bastante procurado, principalmente aos domingos. O Hard Rock Café, inaugurado em 2019, também tem música ao vivo e fica animado nas noites de fim de semana!

O Ceará é reconhecido por formar muitos humoristas e Fortaleza tem algumas casas de humor bem legais, como o Lupus Bier, com shows de Rosicléia e outros artistas ao longo da semana e também o Piadaria Comedy Club, com de artistas variados todas as noites.

Para conhecer a cultura local, recomendamos o espetáculo Ceará Show, um espetáculo musical que de forma emocionante conta a história de um rapaz chamado Moa, que decide ir embora de casa após seu amor ir embora para outro estado.

Dicas de Fortaleza

Transportes em Fortaleza

Com o popularização dos aplicativos de transporte e a quantidade de passeios oferecidos pelas agências turísticas aos arredores de Fortaleza, ter um carro alugado não é essencial para explorar a capital cearense Ainda assim, o carro pode ser útil se você quiser fugir das excursões, se quer criar sua própria programação de viagem sem depender de horários pré-estabelecimentos pelas agências e principalmente se estiver em família. Como o valor dos passeios é pago por pessoa, o aluguel do carro (que acomoda até 5 pessoas) pode ter um custo melhor do que realizar o passeio com uma agência.

O outra dica sobre o tema é que carro é dispensável, principalmente se você escolher um hotel bem localizado para se hospedar, como Meireles e a região da Beira Mar, que permitirá ir a alguns restaurantes a pé ou com as bicicletas de uso compartilhado disponíveis na orla. Se optar por hospedar-se na Praia do Futuro, ter um carro a seu dispor pode ser uma boa ideia.

Roteiro em Fortaleza – quantos dias ficar

Com 4 dias em Fortaleza você faz um roteiro básico pela cidade, que pode ser dividido da seguinte maneira:

1º dia – Praia do Futuro

2º dia – Beach Park

3º dia – Passeio para uma praia próxima, como Morro Branco

4º dia – Beira Mar, Feirinha de Artesanato, Mercado Público e centro da cidade.

Para curtir a cidade com um pouco mais de folga e repetir dias nas praias, fique mais alguns dias, com a opção de realizar mais passeios. Outra opção é reservar 2 ou 3 dias para visitar Jericoacoara, um destino lindo e muito tranquilo, ideal para quem quer relaxar.

  • 8
  •  
  •  
  •  
  •  
    8
    Shares
  •  
    8
    Shares
  • 8
  •  
  •  
  •  

FIQUE POR DENTRO DAS

DICAS DA MARY LEMOS TURISMO

Mary Lemos Turismo
Mary Lemos Turismo
O time Mary Lemos conta com Maria Lucia Lemos, há 30 anos no Mercado de Turismo e Kathy Polizel há 13 anos. A Agência de Turismo tem como premissa conectar pessoas e lugares criando possibilidades, sempre buscando os melhores preços e transformando passeios ou viagens de negócios em uma ocasião prazerosa e sem imprevistos com nosso suporte e apoio em tempo integral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *