O que é preciso saber antes de tirar o seu passaporte?

Férias em Cancún
Férias em Cancún: Conheça as maravilhas deste paraíso
5 de novembro de 2019
Catalunha
Catalunha: 5 motivos para conhecer esta famosa região da Espanha
18 de novembro de 2019

O que é preciso saber antes de tirar o seu passaporte?

Como tirar meu passaporte

O passaporte é um documento que a Polícia Federal emite para que o cidadão brasileiro possa viajar para outros Países. É uma espécie de RG que deve ser usado internacionalmente. Porém, antes de tirar o passaporte, você precisa entender que somente ele não é garantia de entrada nos lugares, pois o visto pode ser requerido.

Todos os cidadãos brasileiros têm o direito de solicitar o passaporte, entretanto, é importante seguir algumas regras. É o que vamos ver à seguir, confira!

Quais são os documentos necessários para tirar o passaporte?

Uma das coisas que podem travar o processo de fazer o passaporte é a falta de documentos. O cidadão precisa comparecer ao Posto da Polícia Federal com todos os originais para encaminhar a emissão, são eles:

– Documento de identidade, podem ser: RG, Carteira de habilitação, carteira de trabalho ou passaporte anterior;

– Título de eleitor e os comprovantes da última votação, caso não tiver, tem que levar a certidão de quitação eleitoral que pode ser emitida no site do Tribunal Superior Eleitoral;

– Certificado de naturalização, no caso de estrangeiros naturalizados brasileiros;

– CPF – Cadastro de Pessoa Física;

– Quitação do Serviço Militar Obrigatório;

– Menores de 18 anos precisam da autorização de ambos os pais, caso um deles seja falecido, é necessário apresentar a certidão de óbito;

Não é preciso apresentar comprovante de residência e nem levar foto, pois a fotografia é retirada na hora juntamente com a coleta das digitais e documentos.

O passaporte brasileiro é válido por 10 anos.

Como tirar o passaporte?

O procedimento é bem simples, basta seguir o passo a passo à seguir:

1- Entre no site da Polícia Federal e preencha o formulário clicando aqui:

2- Na finalização do preenchimento do formulário, é necessário emitir a GRU- Guia de Recolhimento da União, referente a taxa de emissão do documento, esta guia não permite atraso no pagamento, pague até a data do vencimento;

3- O pagamento pode levar até dois dias para ser processado, depois disso, é só entrar no site na Polícia Federal e fazer o agendamento. Nele, você vai definir o dia e horário que vai comparecer a uma unidade da Instituição para levar os documentos, tirar as digitais e a foto.

4- Por fim, compareça a Polícia Federal na data agendada com todos os documentos exigidos, o formulário de solicitação e a GRU Paga;

5- Depois, é só aguardar o passaporte ficar pronto, é possível consultar  seu andamento clicando aqui;

6- O passaporte deve ser retirado pessoalmente na Polícia Federal pelo titular com o protocolo e o RG;

O que é necessário para renovar o passaporte?

Na verdade, não existe o termo “renovação de passaporte” ou então ” 2ª via”. Quando um passaporte vence, o cidadão precisa tirar o passaporte novamente. Ou seja, o processo é o mesmo de uma pessoa que está fazendo isso pela primeira vez.

Ou seja, é necessário preencher o formulário novamente e reunir todos os documentos para confecção de um novo passaporte. 

Caso tenha perdido o passaporte, deve-se apresentar um boletim de ocorrência no momento de solicitar um novo.

Qual é o valor do passaporte?

O preço para tirar o passaporte é de R$ 257,25 e o documento é válido por 10 anos.

Para evitar problemas com sua viagem, planeje a solicitação do documento com antecedência. O prazo de entrega do passaporte varia de 6 dias úteis até 30 dias corridos.

Vale lembrar que o esquecimento de qualquer documento pode impedir que o procedimento seja completado com sucesso, mesmo que o cidadão já tenha pago a taxa. 

Por isso, se certifique de que nada será esquecido, siga as instruções enviadas pela Polícia Federal no seu e-mail de cadastro no momento do agendamento do comparecimento a uma unidade.

Caso tenha dificuldades ou precise de ajuda para que alguém possa fazer este procedimento por você a Mary Lemos Turismo pode ajudar!

Além de organizar viagens, temos todos os serviços completos para você planejar e se preparar para as férias sem sustos.

Nós podemos ajudar você com a emissão do seu passaporte. Entre em contato conosco para mais informações através de nossos canais de atendimento.

Gostou do nosso conteúdo? Confira também: Dúvidas sobre seguro viagem? Confira 5 dicas que podem te ajudar!

  • 76
  •  
  •  
  •  
  •  
    76
    Shares
  •  
    76
    Shares
  • 76
  •  
  •  
  •  

FIQUE POR DENTRO DAS

DICAS DA MARY LEMOS TURISMO

Mary Lemos Turismo
Mary Lemos Turismo
O time Mary Lemos conta com Maria Lucia Lemos, há 30 anos no Mercado de Turismo e Kathy Polizel há 13 anos. A Agência de Turismo tem como premissa conectar pessoas e lugares criando possibilidades, sempre buscando os melhores preços e transformando passeios ou viagens de negócios em uma ocasião prazerosa e sem imprevistos com nosso suporte e apoio em tempo integral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *