SUN CITY RESORT UMA LENDA SUL-AFRICANA
24 de abril de 2020
CUSCO E MACHU PICCHU MISTÉRIOS DO VALE SAGRADO
18 de maio de 2020

EGITO BELEZA E RIQUEZA ATEMPORAIS

Quando falamos de viajar ao Egito, tratamos de uma da viagens mais emocionantes de todos os tempos, pois suas belezas e riquezas são atemporais. O Egito é um país com mais de 5 mil anos de história que nos transporta no tempo e nos faz questionar o que consideramos “modernidade” diante do conhecimento detido por essa civilização tantos séculos atrás.

Suas construções até os dias de hoje são um mistério: quais foram as técnicas utilizadas para erguer as pirâmides, os templos e as mastabas que guardam um conhecimento milenar de vários aspectos do cotidiano dos egípcios?

Temos ainda a terra banhada pelo lendário rio Nilo, que é uma dádiva para o país, porque sem essas águas o Egito não existiria. Às margens desse maravilhoso curso d’água se desenvolveu a agricultura, possibilitando o crescimento das cidades egípcias.

Bonita paisagem do rio Nilo no seu percurso pelo Cairo

O Egito da atualidade tem no turismo a sua segunda entrada de divisas estrangeiras, o que o torna um dos segmentos de extrema importância para o país. A atividade, porém, foi fortemente afetada em 2011 após a deposição do presidente Hosni Mubarak. Foi só depois de 2017 que o turismo voltou a ocupar lugar de destaque na economia egípcia. Os governos posteriores a Mubarak passaram a investir em segurança, aeroportos e estrutura de acesso às principais atrações turísticas do país, trazendo de volta os turistas que deixaram de visitá-lo devido à insegurança que se instaurou após o período de transição da política egípcia.

Quem viaja ao Egito tem uma série de atrações obrigatórias. Confira a seguir:

CAIRO
Construídas há mais de 2500 anos e ainda cercadas de mistérios, as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos, conjunto guardado pela Esfinge, com corpo de leão e cabeça de faraó, seguem despertando a admiração das pessoas e são o grande chamariz para os turistas que viajam ao Cairo.

As pirâmides de Gizé…

A capital do Egito tem um programa obrigatório: visitar o Museu Egípcio, que abriga tesouros arqueológicos milenares e concentra um amplo acervo, com cerca de 120 mil artefatos. Destaque para a Sala das Múmias e para a seção inteira dedicada aos tesouros encontrados na tumba do jovem faraó Tutankamon, que morreu aos 19 anos.

Fachada e salões do Museu Egípcio: grande atração do Cairo

A inauguração do novo Museu Egípcio na região de Gizé, próximo das Pirâmides, está aguardada para este ano. A promessa é a exibição de mais de 25 mil peças novas, entre sarcófagos, estátuas, papiros e outros artefatos que jamais foram expostos devido à ausência de espaço no atual museu.

Localizada no bairro cristão copta, outra atração interessante do Cairo, aberta ao público no início de 2018, é a Igreja de São Sérgio e São Baco, em cuja cripta a família sagrada – José, Maria e o Menino Jesus – teria vivido durante seis meses no final de sua jornada ao Egito.

CRUZEIRO PELO RIO NILO
Realizado em um barco com cabines confortáveis, gastronomia saborosa e entretenimento a bordo, o cruzeiro entre Luxor e Assuã, no sul do país, proporciona uma viagem em que é possível apreciar deslumbrantes paisagens, visitar os principais templos e cidades, e observar a vida dos camponeses nas margens ocupadas ao longo do Rio Nilo, com seus costumes e técnicas ainda dos tempos antigos.

Confortáveis embarcações fazem o cruzeiro pelo Nilo

No final do cruzeiro, os passageiros podem vivenciar uma experiência memorável: um passeio de cerca de 40 minutos pelo Nilo no tradicional barco de madeira com velas, chamado de felucca, que era usado pelos egípcios da Antiguidade para pesca e locomoção.

LUXOR
Construída a partir das ruínas da antiga Tebas, Luxor é considerada um museu ao ar livre pelos vestígios da antiga civilização egípcia que ostenta, o que inclui os monumentais Templos de Luxor e Karnak. Erguido entre 1400 a.C. e 1000 a.C., o Templo de Luxor é reconhecido como um dos mais espetaculares do país. Maior do Egito, Karnak levou quase 2 mil anos para ser finalizado. De todas as construções do gigantesco complexo, a que mais impressiona é o Grande Salão Hipostilo que contém 134 colunas!

Em Karnak, colunas colossais e…
a estátua da rainha Hatchepsout

VALE DOS REIS
O Vale dos Reis é um imenso sítio arqueológico composto por um conjunto de 63 tumbas. Por causa do difícil acesso e do clima árido, os faraós escolheram essa região montanhosa para erguer seus túmulos e, assim, tentar protegê-los dos saqueadores. Com o passar dos séculos, quase todos foram violados à exceção da tumba intacta de Tutankamon, descoberta em 1922 e onde foram encontradas mais de 3 mil.

O Vale dos Reis: imenso sítio arqueológico composto por 63 tumbas

Próximo do Vale dos Reis ficam outros dois tesouros: o Templo de Hatshepsut, um dos mais bonitos do Egito Antigo, construído por ordem da rainha-faraó, única mulher que reinou durante um longo período, e o Colosso de Memnon, duas estátuas de pedra de 14 metros de altura e 700 toneladas que representam o faraó Amenhotep III.

EDFU
O grande Templo de Hórus fica em Edfu, cidade localizada no lado ocidental do Nilo. Construção típica da era ptolomaica, dinastia macedônia que governou o Egito de 303 a.C. a 30 a.C., o templo é reconhecidamente um dos mais bem-preservados do país.

TEMPLO DE KOM OMBO
Outra construção típica da era ptolomaica é o Templo de Kom Ombo. Erguido entre 1350 a.C. e 180 a.C., tem uma construção única, devido ao seu desenho duplo, com pátios, salas, capelas e santuários duplicados para os deuses Sobek (representado com cabeça de crocodilo e corpo humano) e Haroeris (Horus, O Velho).

ASSUÃ
Cidade de aproximadamente 300 mil habitantes, Assuã fica localizada na região da antiga Núbia, onde os egípcios retiravam o granito para suas construções. Uma de suas principais atrações é a Grande Barragem, grandiosa obra de engenharia alimentada pelo Nilo, que gera grande parte da energia elétrica consumida pelo Egito e cujo reservatório formou o Lago Nasser de 500km.

Foto: Anton_Ivanov/Shutterstock.com

Próximo a Assuã, em uma pequena ilha, fica o lindo Templo de Philae, dedicado à deusa Ísis. Além do seu valor cultural, o templo tem uma história interessante: foi quase perdido sob as águas da Grande Barragem, mas, graças uma façanha de engenharia, teve cada bloco do grande complexo cuidadosamente removido para ser remontado em um terreno mais alto da ilha Agilka.

TEMPLO DE ABU SIMBEL
Situado bem ao sul do Egito, é um complexo de dois templos que homenageiam Ramsés II e sua primeira mulher Nefertari. Assim como aconteceu com o Templo de Philae, Abu Simbel foi deslocado para uma área 65 metros mais alta para não ser engolido pelas águas da represa. Uma operação que exigiu muito da engenharia, já que a construção foi escavada na rocha.

Próximo a Assuã, em uma pequena ilha, fica o lindo Templo de Philae, dedicado à deusa Ísis. Além do seu valor cultural, o templo tem uma história interessante: foi quase perdido sob as águas da Grande Barragem, mas, graças uma façanha de engenharia, teve cada bloco do grande complexo cuidadosamente removido para ser remontado em um terreno mais alto da ilha Agilka.

TEMPLO DE ABU SIMBEL
Situado bem ao sul do Egito, é um complexo de dois templos que homenageiam Ramsés II e sua primeira mulher Nefertari. Assim como aconteceu com o Templo de Philae, Abu Simbel foi deslocado para uma área 65 metros mais alta para não ser engolido pelas águas da represa. Uma operação que exigiu muito da engenharia, já que a construção foi escavada na rocha.

Templo de Abu Simbel, situado bem ao sul do Egito
  • 20
  •  
  •  
  •  
  •  
    20
    Shares
  •  
    20
    Shares
  • 20
  •  
  •  
  •  

FIQUE POR DENTRO DAS

DICAS DA MARY LEMOS TURISMO

Mary Lemos Turismo
Mary Lemos Turismo
O time Mary Lemos conta com Maria Lucia Lemos, há 30 anos no Mercado de Turismo e Kathy Polizel há 13 anos. A Agência de Turismo tem como premissa conectar pessoas e lugares criando possibilidades, sempre buscando os melhores preços e transformando passeios ou viagens de negócios em uma ocasião prazerosa e sem imprevistos com nosso suporte e apoio em tempo integral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *